Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

29
Abr19

Vivemos tempos interessantes

Patrícia

Eu podia vir aqui falar-vos das eleições espanholas, do quão fico chocada por ver miúdos a fazer a apologia do salazarismo, do ponto de não-retorno no que à saúde do planeta diz respeito, do Sri-Lanka e da Nigéria e de Moçambique. Podia vir ter uma conversa mais filosófica e em vez do Apocalipse das alterações climáticas falar-vos do quão falhámos enquanto humanidade. Mas isto é um blog sobre livros e leituras e hoje é dia 29 de Abril de 2019, mais conhecido como o dia da Batalha de Winterfell, e por isso venho falar-vos do mundo pós GOT.

Não se preocupem, não há spoilers por aqui, é seguro, podem continuar a ler.

Vivemos tempos interessantes, sim. Tempos em que gente de todas as idades, credos e etnias, discute quem vive e quem morre, quem vai ganhar a guerra pelo trono de ferro,  numa série... com dragões.

A fantasia épica tem honras de primeira página, é notícia na televisão e rainha na internet. Uma série de televisão fez, após a emissão da novela Gabriela (que era, dizem as más-línguas, discutida até nos corredores do parlamento), o brilharete de pôr todos a falar da coisa... nem que seja pela ausência (e o orgulho com que é dito "eu não vejo game of thrones"?).

Confesso que acho piada a tudo o que se vai passando. 

Eu, leitora de fantasia épica, estou habituada a ter gente a olhar-me meio de lado, meio com pena, quando estou a ler ou a falar de algum dos meus livros. Até dos leitores habituais há, tantas vezes, a desvalorização da fantasia, tratada com um género menor da literatura. Eu estou habituada a ser a geek, a nerd, que vibra com universos alternativos, que fala de magia como se de ciência se tratasse  e subitamente vejo toda a gente a vibrar com o mesmo. É giro e divertido. 

Eu sei que não vai durar. Eu sei que depois de game of thrones, a maioria vai regressar ao cinzentismo da vida, vai continuar a achar que ler fantasia é coisa de miúdos e vai descobrir outra série qualquer. Também sei que a série foi um sucesso mas que os livros ainda vão continuar a ser só para alguns e que saltar dali para outras séries de fantasia não vai acontecer para a maioria (your lost, not mine). Mas para já deixem-me curtir o facto de ser normal por umas semanas.

E agora vou ali ver quem morreu, quem se safou e quem vai lutar pelo trono de ferro. E depois vou insultar o Martin mais um bocadinho por ter deixado isto acontecer, a série acabar antes dos livros serem todos lançados.

 

 

25 comentários

Comentar post