Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

17
Abr13

Uma pausa para pensar

Patrícia
Osblogs estão um bocadinho fora de moda. O imediatismo do facebook e do twitter,a rapidez com que há interação nestas redes sociais acaba por ser maiscompensador. Porque, na maioria das vezes, ter um blog é uma forma de comunicar– e isso exige feedback.
Acho,sinceramente, que os blogs estão a passar um bocadinho de moda . Quer os generalistasquer os temáticos. Nos “blogs de livros” a tendência é a mesma. Continua ahaver muitos posts, claro, mas a maioria são de marketing. Os blogs,especialmente os temáticos, estão a transformar-se em puras plataformas dedivulgação. Faz todo o sentido que as editoras aproveitem este mundo para fazernegócio: ganham as editoras e ganham os bloggers. Mas gradualmente tenhoassistido a uma diminuição dos posts de que gosto: as opiniões, sejam delivros, filmes ou de qualquer tema relacionado com livros.
Depoisos “anónimos” são uma praga que estraga a diversão de muitos bloggers; ascópias descaradas de posts não ajudam e a falta de feedback desmotiva – é que égiro ter muitos “seguidores” mas rapidamente nos apercebemos que “leitores” sãomuito poucos. E chega uma altura em que surge a questão de “para quê manter isto?” 
Amim aconteceu-me muitas vezes com o blog generalista (o botão de apagar blog éo meu melhor amigo) e uma vez com este. Foi numa ocasião em que, após umcomentário num outro blog, fui assim para o insultada por não ter gostado de umlivro. Fiquei danada e nesse dia estive quase para apagar ou fechar o blog. Foiengraçado o feedback de alguns bloggers a darem-me força para não desistir. Econtinuei por aqui de uma forma ligeiramente diferente: extermino implacavelmenteos comentários anónimos insultuosos (isto até pode ser uma democracia mas vocêsnão têm direito de voto e quem manda na minha casa sou eu), deixei de leralguns blogs e voltei a lembrar-me do porquê de ter começado esta brincadeira:registar para memória futura os livros que leio, a minha opinião, o estado de espíritocom que li determinado livro. A partilha dessa opinião, as discussões que segeram à volta disso, as vossas opiniões (muitas vezes contrárias às minhas) queme levam muitas vezes a pensar um pouco e a olhar um livro com outros olhos sãoum bónus.  À conta deste blog já fizamigas, já conheci livros novos, gente e tive ótimas surpresas. Por issocontinuo a preferir o blog ao Goodreads, ao twitter ou ao facebook.

19 comentários

Comentar post