Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

03
Ago09

Twilight, New Moon e Eclipse

Patrícia


Estive a ler, confesso que um pouco compulsivamente, os primeiros 3 livros da tetralogia mais conhecida do momento. Refiro-me, claro, aos livros da Stephenie Meyer sobre os vampiros....
É o tipo de livro que gosto de ler na versão original, não só porque evito as traduções deploráveis como fica muito mais barato.
Após ter lido o Twilight, vi o filme e sinceramente não consigo perceber o fascínio que parece existir à volta de um filme tão mauzinho, com actores tão mal escolhidos e tão "sem sal", como aquele. É verdade que é quase impossível transpôr para a tela o mundo desta escritora. Mas mesmo assim, o filme deixa muito a desejar.
Quanto aos livros, já a história é outra. Tive com estes livros uma realção amor/ódio. Ao mesmo tempo que os lia compulsivamente achava a história demasiado parada, previsível e até mesmo irritante. Mas a verdade é que continuava a ler, livro após livro.
O Twilight mais não é que o apresentar deste mundo tão estranho que é um mundo onde há vampiros e humanos. Mas desta vez os vampiros até são bonzinhos, assim a dar para o vegetarianos e, claro, lindos de morrer. De todos os vampirinhos, confesso gostar da Alice. Uma querida. E do Jasper também (principalmente quando, no Eclipse, lhe conheci a história). O Edward irrita-me um bocadinho. Demasiado altruista, auto-controlado, bonzinho, principalmente tendo em conta que é um vampiro ultra-culto. A paixão dele pela Bella, chega a raiar o absurdo, especialmente no Eclipse. É que nem humano, nem vampiro, nem lobisomem aturava o que o santo do Edward atura. A Bella é a contradição em pessoa.
O que nem sempre lhe fica bem. E aquela dúvida existencial entre o Edward e o Jacob é um bocadinho forçada demais. E eu gosto do Jacob. E acho que vou gostar da Leah, isto se a personagem dela evoluir no último livro.
No geral esta saga é um bom entretenimento. Twilight, New Moon e Eclipse.
Vale a pena ler.
Espero no entanto que o Breaking Dawn lhe dê um final surpreendente.

1 comentário

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.