Tenho visto esta rubrica em vários blogs e fiquei interessada no tema desta semana. Autores que merecem mais reconhecimento. Resolvi roubar-lhes a ideia e fazer também a minha lista.
Sem nenhuma ordem especial, cá vai:
Rosa Lobato de Faria - Já li vários livros desta escritora e não deixo de me encantar cada vez que pego num livro dela. Confesso-me preconceituosa e a verdade é que, durante muitos anos, a considerei uma menos escritora de novelas e músicas dos festivais. Afinal escreveu livros deliciosos e que me encantaram. Destaco a historia de Diamantina no
Os Pássaros de Seda. São livros que se leem muito rapidamente, extremamente simples mas que me deixam sempre de bem com a vida. Nada como uma história bem contada. E a Rosa Lobato de Faria sabia contar uma história.
Trudi Canavan - A
The Black Magician Trilogy foi uma óptima surpresa. Adoraria ter lido os livros dela bem mais cedo. Acho que podem ser uma óptima alternativa para quem é fã de Harry Potter. À Trudi falta-lhe a publicidade, acho eu.
David Soares - Não é um autor de consensos. É difícil de ler por vários motivos: a utilização de palavras ...vá, difíceis, o tom negro das histórias, o facto de ser um escritor do Fantástico mas diferente. Mas continuo a gostar e a achar que é um autor que merece ser lido. Gostei bastante do
Evangelho do Enforcado.
Júlia Navarro - Amei o "A Bíblia de Barro" que comprei porque achei o título bonito. um impulso que me fez fã da escritora. Dela li todos os editados em Portugal. O último livro desta escritora espanhola é o "
Diz-me quem sou" que não é tão bom como os outros mas que também vale a pena ler. Ainda hei-de reler o A bíblia de barro só para escrever um post que lhe faça jus.
Robert Wilson - Acho deveras que o escritor do "O último acto em Lisboa" merecia ser mais lido. Gosto especialmente dos seus livros sobre o nosso país (O último acto em Lisboa e o Uma companhia de estranhos). Quem gosta de policiais históricos não deve deixar de ler.
Lídia Jorge - Gosto. A autora é amorosa e escreve muito bem. Gostei do "O vento assobiando nas gruas" (adoro o título) e do "
Combateremos a sombra". Tenho ainda vários livros da escritora para ler, é uma vergonha nunca ter lido o "A costa dos murmúrios" por exemplo.
Hoje fico-me pelos 8 escritores que mereciam mais reconhecimento mas seria tão fácil escolher muitos mais. Principalmente escritores Portugueses que escrevem tão bem mas que são tão pouco lidos. E na verdade mereciam muito mais reconhecimento.