Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

11
Mar12

The Magician's Apprentice, de Trudi Canavan

Patrícia

Este é o início da história contada na The black Magician Trilogy. Como tinha gostado bastante da trilogia e me estava a apetecer ler um bocadinho de fantasia (e não gosto da maioria da fantasia que anda pelas livrarias actualmente) resolvi voltar a esta história. 
Esta é a história de Tessia, a menina curandeira (e que não pertence à aristocracia) de Kyralia, que descobre ser uma "natural" e que se torna aprendiza de Lord Dakon, um mágico cujos valores e honra são impressionantes. É a história de uma guerra entre dois povos vizinhos com culturas tão diferentes que se torna mais uma guerra de valores do que outra coisa.
O problema deste livro é que parece ter sido escrito para  "encher chouriços", ou seja, para aproveitar o filão que foi a Black Magician Trilogy. Não houve grandes novidades e para além de uma partilha de um segredo e de uma descoberta mágica, o livro acaba apenas por contar como os mágicos se preparavam para batalhas, como as travavam (boring) e como o Lord Dakon e Jayan eram tão íntegros. E como Tessia era boa curandeira. Mas o engraçado é que esta história tinha tudo para ser super interessante (num nível muito YA, com ênfase para o young) e conquistar , pelo menos parte dos fãs de Harry Potter, mas foi muito mal aproveitada.
Quando li a Black Magician Trilogy achei muito interessante que tivesse sido escrita antes do Harry Potter. Mas ao contrário de J.K. Rowling, parece-me que Trudi Canavan não soube construir uma história e cingir-se a ela. Tal como Julier Marilier está a explorar demasiado um filão e arrisca-se a destruir parte do que construiu. 
Enfim, lê-se mas com alguma dificuldade. 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.