Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

15
Dez14

TAG: Problemas de um leitor

Patrícia


1.       Você tem 20 millivros para ler. Como você decide o que vai que ler?

Talvez nãosejam 20 000 mas cerca de 50 são certamente.

Mas esse númeronão pesa tanto na decisão como deveria. Na verdade escolho os livros que vouler baseados em impulsos e no facto de serem livros emprestados (muitas vezesvia Roda dos Livros). Ultimamente tento também passar à frente os escritoresPortugueses. Manias…


2. Você está no meio de um livro, masnão está gostando. Você pára ou continua?

Continuo. Ou tento, pelo menos. Não gosto dedeixar livros a meio. Há no entanto honrosas excepções que se prendem mais como facto de não estar a perceber patavina do livro do que com o facto de nãoestar a gostar.

3. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizarsua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?


Não tenho metas de leitura. Pelo menosdaquelas estabelecidas no início do ano. Gosto de ler. Leio tanto quantoconsigo e me apetece. Não faço fretes nem esforços para ler mais. O meu únicoesforço é ler “melhor” (sendo que quem decide o que é melhor, sou eu e nãooutros). Este ano, muito por brincadeira que acabei por levar a sério, decidique ia tentar que, pelo menos 50% dos livros lidos seriam de escritoresPortugueses. E consegui-o com o “Galveias”. Agora é tentar manter a coisa, oque não me parece nada difícil considerando que tenho vários livros de autoresPortugueses que esperam por mim.

4. As capas de uma série que você amasão horríveis! Como você lida com isso?

Lindamente. Capas feias é algo que não mechateia minimamente. Gosto mesmo é de ler. O resto é irrisório. MAS a capa éalgo que tenho em atenção quando escolho um livro (novo) para comprar.

5. Todo mundo, incluindo sua mãe, gostamde livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?

Se toda a gente, incluindo a minha mãe,gostou de um livro e eu não então penso duas vezes (porque raio não gostei) edepois descarto completamente o assunto com um encolher de ombros. Éabsolutamente natural que pessoas diferentes gostem de coisas diferentes. Nãohá livros certos ou errados.

6. Você está lendo um livro e você estáprestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?

Provavelmente choro mesmo. Aliás, jáaconteceu. Tento não soluçar. Sei lá, traço aí o meu limite.

7. A sequência do livro que você amaacabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê oanterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora defrustração?!

Depende do tempo que tiver. O ideal é relero/s anterior/es. Mas o mais natural é que me lembre bem da história e uma vistade olhos rápida seja suficiente (afinal amei o livro, né?)

8. Você não quer que ninguém, NINGUÉM,pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quandoelas perguntam?

Não tenho esse problema. Empresto todos oslivros que quiserem. Mas com o meu feitio que tenho provavelmente diria apenas “não,não empresto livros”.

9. Déficit de Atenção. Você nãoconseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar aler mais?

Ter mais tempo? Se não li os livros quequeria foi porque não tive tempo.
Se tive tempo e escolhi gastá-lo a ver TV ouolhar o céu então é porque efectivamente não me apetecia ler e por isso estátudo bem.

10. Há muitos livros novos que foramlançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles vocêrealmente compra?

Provavelmente 1 ou nenhum. Sobrevivo muitobem aos lançamentos e às novidades. Não sobrevivo muito bem a uma ida àlivraria. Quero sempre trazer qualquer coisa, mesmo que não seja uma novidade.

11. Depois de ter comprado os novoslivros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antesde você realmente ler?

 
Se queria muito o mais provável é que nem cheguem a irpara a prateleira. Se quero assim tanto um livro vou querer começar a lê-lo imediatamente.Caso contrário deixo para comprar quando tiver tempo para o ler.


Vi no Canal da Inês e  a Tag Original é do Canal About to read

2 comentários

Comentar post