02
Dez13
Tag: 10 perguntas literárias
Patrícia
1 - Qual a capa mais bonita da tua estante?
A capa do livro “La trilogia de la niebla” de Carlos Ruiz Zafón. E nemsequer é preciso ter a capa de papel. A outra é igualmente bonita.
Este livro tem os três livros juvenis do autor e foi uma ótima leitura emespanhol, língua que não domino mas na qual me desenrasco. Nada como ler nooriginal e sendo um livro juvenil tem uma linguagem acessível.
2 - Se pudesses trazer 1 personagem para a realidade, qual seria?
A primeira personagem que me vem à cabeça é a Morgaine das Brumas de Avalonmas a verdade é que não acho que a Morgaine se inserisse neste mundo. E claroque trazer uma personagem para a realidade só seria interessante se fosseaprender alguma coisa com ela, por isso escolho a Truth do Circulo de Blackburn(da Marion Zimmer Bradley) que me poderia esclarecer uma série de coisasincluindo o que raio aconteceu com a Atlântida uma vez que ela é a reencarnaçãode uma das irmãs (já não me lembro bem se é da Deoris ou da Domaris)…
3 - Se pudesses entrevistar um autor(a), qual seria?
Humm, a Marion ZimmerBradly, of course. Masconsiderando que a senhora morreu em 99 parece que já não é possível.
(na realidade até tenho tido bastante sorte e tenho conversado com algunsdos nossos escritores)
4 - Um livro que não lerás de novo? Porquê?
5 - Uma história confusa?
O “arquipélago da insónia” do António Lobo Antunes. Li 3 vezes o primeirocapítulo, 2 vezes o segundo. Depois de ter lido o terceiro e de, mesmo assim,continuar sem perceber nada, desisti. O problema é certamente meu, mas lá que ahistória era confusa era.
7 - 2 vilões. (Pode ser tanto 2 vilões que gostes como 2 vilões que nãogostes).
Dois personagensexecráveis: O Baltazar de “O remorso de Baltazar Serapião) e o tutor de LisbethSalender em “Os homens que odeiam as mulheres”. Aliás, os vilões que mais meincomodam são os reais, os que podemos encontrar na rua e que têm a força e opoder para magoar.
8 - Uma personagem que matarias (ou tiravas do livro)?
Tirar um personagem era desvirtuar uma história, pelo que (por mais queum personagem me seja indiferente) não posso escolher nenhum. Provavelmente osque não fazem falta são os que não me lembro. Tão insignificantes que seperderam na memória.
Não me importava de viver em Avalon (brumas de Avalon) ou de viajar com ocirco (em o Salto Mortal), ou de viver na Atlântida (A queda da Atlântida) ouem Kyralia(guilda dos Mágicos) ou em Hogwards (Harry Potter)
Suponho que o maior seja “Ospilares da Terra” que tenho numa versão de um volume só. Isto não considerandoas séries, claro (acho que a que ganha é a “O primeiro homem de Roma” em quequalquer um dos 7 volumes é enorme). Quanto ao livro mais pequeno, semconsiderar os infantis, acho que posso arriscar nos livros da Rosa Lobato deFaria, que são pequeninos mas que eu adoro.