Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

20
Set09

Rastos de Sândalo, de Asha Miró e Anna Soler-Pont

Patrícia



Sinopse:
Três crianças órfãs atravessam o mundo para encontrar a felicidade.
1974
Em Adis Abeba, Solomon, um menino etíope de doze anos que perdeu a mãe, assiste à partida do pai para a guerra contra a Somália, de onde nunca regressará. Um programa de ajuda promovido pelo governo cubano mudará o rumo da sua vida.
Entretanto, numa pequena aldeia da Índia, Muna, uma órfã de onze anos é vendida pelos tios a um negociador de escravos. Muna vive o inferno, trabalhando 16 horas por dia, rodeada de moscas e pulgas. Mas a sua vida muda quando a levam para servir na casa de uma família abastada, em Bombaim.


Sita já tem seis anos e não guarda recordações da vida anterior à admissão no orfanato. O seu maior sonho é ter pais, como as outras meninas. Para realizar o seu desejo, terá de cruzar o globo.
2004
Trinta anos depois, o acaso reunirá estas três pessoas tão diferentes e as suas vidas convergirão em Barcelona, graças a um destino tão aleatório quanto inevitável.




Um livro em três actos... Três personagens interessantes: Muna, uma menina que é vendida como escrava. Sita, irmã de Muna que vai para um orfanato e Solomon que, após perder os pais, vai estudar para Cuba.
Três vidas moldadas pelo destino, pela sorte e que se cruzam em Barcelona em 2004. Não é um livro triste, como tantos que contam as desgraças que acontecem em países como a India ou a Etiópia. É um livro de esperança, de sorrisos, apesar de nos chamar a atenção para tantos problemas que teimam em persistir e que tantas vezes tentamos ignorar.
De escrava a estrela de bollywood; de orfã a médica pediátra ou como um arquitecto de sucesso recomeçou a sua vida a bordo de um navio Etíope a caminho de Cuba.