Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

04
Nov14

Os túmulos de Atuan - Ciclo Terramar #2, de Ursula K. Le Guin

Patrícia


Uma menina é escolhida,ainda uma criança, para ser outra pessoa. Ela, que nasceu na mesma hora damorte de sua antecessora, é a nova sacerdotisa dos Túmulos de Atuan. Gued, o nosso feiticeiro, busca a outra metade do anel de Erreth-Akbe. As vidas deTenar e de Gued cruzam-se mas os destinos de ambos são incompatíveis.

Neste segundo livro dociclo de Terramar conhecemos mais uma faceta de Gued. Depois do feiticeiroinexperiente do “O feiticeiro e a sombra”, conhecemos um Gued maduro, ponderadoe bondoso. Mas é a personalidade de Tenar que é mais explorada neste livro. Aimportância e as consequências da educação de uma criança são bem visíveis noadulto em que se transforma. A ignorância que não deixa de ser criminosa. Asigrejas que, com base na fé, moldam mentes e gentes a seu bel-prazer.
Um livro que mesurpreendeu. Espera algo leve, mais ao jeito do primeiro volume, cheio de açãoe de magia. E até pode ser lido assim. Pode ser lido assim. Ou então não. Enesse caso há tanto para ler nas entrelinhas.

Gostei e espero pegar noterceiro volume desta saga rapidamente.