Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

29
Mar16

Oportunidade ou Armadilha?

Patrícia

Vocês já sabem o quanto eu gosto de reedições com preços capas diferentes…

 

Este é mais um daqueles casos…

 

Adorei o livro Os interessantes de Meg Wolitzer e quando ouvi dizer que ia sair outro livro da autora fiquei super interessada.

Ontem encontrei-o com um bom desconto na livraria online da editora e comprei-o. Confesso que achei um bocadinho estranho que este ebook estivesse a 6.40€ (não é que seja barato para ebook mas a experiencia diz-me que as novidades costumam ser mais caras).

Um bocadinho por acaso percebi que este livro afinal não é o novo livro da escritora (leia-se “novo” como “livro escrito/publicado após os interessantes). Esse seria o Belzhar, um YA publicado em 2014 (acho que não está editado em Portugal).

Este A Mulher é de 2003 e já existia editado por cá (na editora Caleidoscópio).

A mulher 1.jpg

Eu compreendo que a editora queira aproveitar a onda de aprovação do “os interessantes” e que, tendo adquirido os direitos dos restantes livros da escritora os esteja a publicar. A oportunidade é esta e pode e deve ser aproveitada. Mas não deixa de ser uma armadilha (para os leitores e para a própria editora).

Para os leitores, porque os incautos como eu não vão ler a parte da ficha técnica que diz copyright 2003 e ficam a pensar que o livro é recente. E para a editora porque as expectativas estão muito altas e ler este livro agora, sem ter a noção de que foi escrito há 13 anos, pode desiludir os leitores e fazê-los acreditar que a escritora não evoluiu.

Sim, a informação está lá (por acaso também li nalguns sítios que este é “o novo” livro da escritora, mas vamos passar essa parte à frente) mas sinto-me sempre um bocado enganada. Uma capa nova, umas referências ao best-seller e muita ausência de informação e voilá… temos um livro novo.

A mulher 2.jpg