Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

08
Mai13

O Acordo Ortográfico (outra vez)

Patrícia
Quando ouvi falar pela primeira vez do Novo AcordoOrtográfico fiquei escandalizada, achei uma parvoíce, escrevi (ainda no meuantigo blog) sobre isso. Uns anos depois, comecei a pensar bem nisto, li oacordo e sinceramente cheguei à conclusão que não me incomodava assim tanto.Desde aí tenho tentado ir “entrando” no novo acordo e isso tem resultado numasalganhada de textos, uns escritos no novo acordo, outros no antigo (e amaioria nos 2) transformando este período de transição em algo um bocadinhoestranho. No trabalho estou já há uns 2 anos a escrever com acordo, o que ajudaà transição.
Os últimos livros que comprei estão já escritos no novoacordo e tenho lido sem dificuldades de maior excepto quando me aparece pelafrente a palavrinha: “para”.
Quem terá sido o atrasado mental que decidiu que “pára”agora se escreve “para” transformando a forma verbal do verbo parar numapalavra homógrafa da preposição "para"?
Eu não tenho problema com as palavras homógrafas. Mas estahistória do “para” e do “para” irrita-me, impede-me uma leitura fácil,incomoda-me mesmo. E quando aparecem frases do género “O miúdo para para iralmoçar” tenho sempre que ler duas vezes até perceber o sentido da frase. Não éfácil, não é imediato e é, e será, um grande problema.

8 comentários

Comentar post