Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

19
Mar15

Na montanha de Hitler, de Irmgard A. Hunt

Patrícia



A história é-nos sempre contada pelos vencedores. E cadavez que pensamos na Segunda Guerra Mundial pensamos no holocausto, nas infâmiascometidas, nos crimes xenófobos. Mas raramente paramos para pensar no “como épossível que se tenha chegado àquele ponto?” ou “Porque é que aquele povoaceitou, deixou que isto acontecesse?” E menos vezes ainda temos respostas paraestas perguntas.
E foi para nos responder a estas perguntas (ou pelo menostentar) que a Irmgard A. Hunt escreveu este livro. Foi para nos tentar contar olado dos vencidos, dos que votaram no Hitler, dos que também foram enganados, dosque também sofreram mas que terão que viver sempre com o estigma de terem feitosofrer. Daqueles que não sabiam ou que quando souberam nada podiam fazer paraevitar a desumanidade. Daqueles que confiaram mas que se desiludiram com o seugoverno.
Irmgard vivia nas colinas perto perto do Ninho da Águia,chegou a ser fotografada ao colo do Fuhrer. A sua mãe era uma nazi por convicção ou desespero. O seu avô era um anti-nazi fervoroso. E Irmgard era umamenina que cresceu a questionar os porquês e que resolveu contar-nos a suahistória. Para que possamos conhecer os vários lados da história.
Sem dúvida um livro que vale a pena ler.