Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

05
Jan19

Livro meu, livro meu, há lá estante melhor que a minha?

Patrícia

A maioria dos leitores tem 2 tipos de drama: falta de livros e livros demais. E sim, ambos os dramas acontecem em simultâneo.

Qualquer leitor tem falta de livros. Basta entrar numa livraria, seja ela online, física, de livros novos ou de livros usados e a reacção é sempre a mesma: "quero", "preciso", "procurava este livro há tanto tempo", "olha, não sabia que isto já tinha saído", "um novo livro da minha escritora favorita??!!". 

Qualquer leitor tem livros demais. Basta arrumar a estante ou simplesmente olhar para ela e ver quantos livros "por ler" lá estão.

E qualquer leitor vai conviver com estes dramas toda a sua vida. E vai continuar a comprar, acumular e a ter muitos, muitos livros (que são e não são demais, ao mesmo tempo).

Mas eu hoje queria falar-vos de um fenómeno que me acontece regularmente, quer na casa da minha mãe, quer na minha. 

Eu juro-vos que encontro, SEMPRE que olho para uma das estantes, livros que quero ler, que preciso ler e que já me tinha esquecido (ou não sabia de todo) que tinha. E a verdade é que o sítio mais barato para encontrar preciosidades ou boas leituras totalmente gratuitas são estas estantes.

Acontece muito quando olho, com olhos de ver, para as estantes da minha mãe. A verdade é que eu já sabia que aqueles livros lá estavam porque olhei para eles toda a minha vida (mas ainda não sei porque raio tem ela 3 edições diferentes do "os meus amores" de Trindade Coelho) mas a verdade é que, quando com eles mais convivi, não me interessavam. Hoje em dia encontro por lá preciosidades como um Dostoievski, o Servidão Humana ou o Nossa senhora de Paris e de cada vez que lá vou trago comigo um "novo" (da última vez trouxe o Alexandra Alpha, do Cardoso Pires).

Mesmo na minha própria estante, quando a arrumo/organizo (aka, escolho os que já posso levar para a casa de mamãe, que ainda tem espaço porque é ligeiramente maior que a minha), encontro sempre livros que quero ler.

Contem-me tudo. Também vos acontece?

12 comentários

Comentar post