Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

01
Jun18

Isto de ler devia ser divertido...

Patrícia

A frase do título não é minha, é da Paula ali num comentário do post abaixo.

Ela tem toda a razão. Ler devia ser divertido.

 

Sou leitora desde sempre. Na verdade já lia antes de saber ler, a minha mãe é uma excelente leitora ( afinal eu já na altura gostava de audiobooks e não sabia) e eu usava e abusava dessa sua qualidade. Cresci sem internet e a achar que ler era uma coisa pessoal e quase intransmissível. Ler era uma actividade solitária. Só há poucos anos isto da internet democratizou a (minha) leitura e comecei a perceber que a vertente "partilha" das leituras era, não só possível mas bastante interessante.

Com o blog (o velhinho "Histórias..." que está morto e enterrado) apareceram as primeiras partilhas, os grupos de leituras, as tertúlias, as amizades "dos livros". Com a "Roda dos livros" veio o desafio e a consciencialização da importância de ler mais escritores portugueses, mais clássicos e mais livros diferentes.

Não sou, nunca fui, de estabelecer metas de leitura, de querer ler muito, ler tudo. Fujo um bocado aos livros do momento, aos best-sellers e às novidades. Ainda assim tenho os meus momentos de pânico a pensar em todos os livros que quero, que preciso ler, e que não vou tempo para ler. No fundo é sempre o tempo a lixar-nos a vida, os planos as leituras. 

Não sou de me culpabilizar quando não leio assim tanto mas já passei os meus momentos de "em vez de estar a ver 10 episódios seguidos desta má série (já vos disse que sou completamente fã de más séries de TV? é cá coisa minha) bem podia ter acabado de ler aquele livro".

Não sou de achar que já devia ter lido tudo mas já passei os meus momentos de "como assim, só li 30 dos 1000 livros mais importantes" de uma qualquer lista de livros que alguém se lembrou de fazer no outro lado do oceano.

Devia lembrar-me mais vezes que "ler devia ser divertido".

Na verdade, a minha leitura actual reflecte precisamente isto. Ando a reler o "The Well of Ascencion" do Brandon Sanderson e ando a divertir-me horrores com a Vin e companhia.

 

 

4 comentários

Comentar post