16
Set15
Hero of Ages (Mistborn #3), de Brandon Sanderson *
Patrícia
Na derradeira parte da saga "Mistborn" ou "Nascidos nas brumas" ficamos finalmente a saber quem é o Herói das Eras. Mas antes há ainda muitas surpresas. Gostei imenso desta trilogia (Trilogia, ouviram? 3 e não 4 como a editora Saída de Emergência nos quer fazer acreditar*) e apesar de provavelmente não ir ler a trilogia seguinte deste mundo da Alomância (e já expliquei o porquê aqui) vou ter muitas saudades da Vin e companhia.
Depois de um primeiro volume de apresentação e de um segundo de transição e enganos, este terceiro volume revela-nos a verdade sobre um mundo de Alomância, Feruquímia e Hemalurgy (será Hemalurgia? acho que sim, mas não tenho a certeza) enquanto nos obriga a reflectir acerca da religião, da vida, da criação, da preservação e da ruína, do bem e do mal. Acho que muita gente não vai gostar tanto dessa parte mas, confesso-vos, a mim agradou-me bastante. Segui com expectativa e interesse os dilemas de Sazed, as dúvidas da Vin, o drama de Marsh e o percurso de Susto/Spook. Uma vez mais Elend não me conquistou e dele vou guardar memórias ténues enquanto os outros vão ficar para sempre associados a todos e cada um dos metais.
Não é o tipo de livro de que se possa falar sem estragar a surpresa de quem ainda não leu mas se quiserem falar um bocadinho sobre o livro usem a caixa de comentários que vou gostar muito de falar convosco). Para quem não leu, já sabe, não me responsabilizo pelos spoilers que por lá possa haver...
*Não me vou alongar, está tudo nos posts passados, mas sim, li este volume em Inglês a um preço bem simpático. Foi bem mais fácil do que tinha pensado e nem sequer tive dificuldade com os metais e poderes - no final do ebook há tabelas de conversão, listas de explicações, enfim, tudo o que possam precisar.