Frankie e o casamento, de Carson McCullers
Será que nos lembramos ainda do que é ser adolescente? Este livro é uma viagem à nossa adolescência através da adolescência de Frankie. Um mergulho nas dúvidas que nos assolaram naquela idade entre a infância e a idade adulta. A escritora é exímia a fazer-nos sentir aquela certeza de “não pertença” tão típica daquelas idades (e que, se tivermos sorte, se vai esbatendo com o tempo).
Frankie tem 12 anos e um verão sufocante pela frente. As tardes são passadas na cozinha a comer, jogar cartas e a filosofar sobre a vida, na companhia de Henry James, um miúdo de 6 anos e Berenice, a cozinheira da família. Quando o irmão de Frankie a convida para o casamento, a decisão é tomada, Frankie irá à boda e não voltará para casa.
Entretanto há um vestido para comprar, uma última volta pela cidade para se despedir das ruas, do macaco ou de quem a quiser ouvir. Frankie, F. Jasmine ou Frances, conforme o momento, procura o seu lugar no mundo, sonha com todas as suas forças e desilude-se da forma que apenas uma adolescente consegue.
Li este livro e condoí-me com Frankie, sofri com ela, tive medo por ela mas maravilhei-me com a sua capacidade de sonhar, a sua inteligência, a sua coragem ou a sua tristeza.
Que livro maravilhoso.