Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

09
Abr19

eu sou estranha, eu sei

Patrícia

Esta aventura dos blogs e dos clubes de leitores (sim, no plural) permitiu-me partilhar as minhas leituras, as dos outros, conhecer novos livros, aumentar exponencialmente as listas com os livros que quero ler, estar (mais ou menos) a par dos que se vai lendo e escrevendo por aí. 

E se é verdade que, através deste blog, fui conhecendo muitos dos meus "iguais", a verdade é que também este grupo, o dos leitores, se faz de heterogeneidade e diferença. Diferença nos gostos (uma das maravilhas dos grupos de leitores é que raramente a opinião sobre um livro é unânime), diferenças nos ritmos ou hábitos de leitura. E não há formas certas de ler, nem hábitos melhores ou piores... porque os leitores têm direitos.

Mas se há coisa que, por mais que me esforce (e confesso, não me esforço muito que os vossos hábitos são coisa que não me incomoda nada), não consigo compreender é como é que vocês conseguem saltitar de livro em livro com essa rapidez. Como conseguem ler mais do que um livro ao mesmo tempo. Ou como conseguem acabar um livro e já estar com a cabeça noutro. 

Juro-vos que sinto uma espécie de necessidade de lealdade para os as personagens, tornam-se amigos e esquecê-las rápido chega a ser uma espécie de traição. Gosto de viver com as personagens dos livros que leio. Talvez por isso goste tanto de livros grandes e de fantasia, são livros que nos permitem acompanhar determinadas personagens, envolvermo-nos, sofrer com elas. E quando se sofre com alguém não se consegue trocar esse alguém tão rapidamente como isso. Gosto de passar dias, semanas a fio mergulhada num outro mundo. 

 

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Paula 11.04.2019

    Mas, Sara, fazer luto por um livro? Então, eu estou sempre em duas fases do luto: a negação e a negociação, nunca chego às outras. São só livros, por mais, espectaculares e deprimentes que sejam! O que me deixa à deriva é a vida real, daí eu precisar dessa bóia que são os livros.
    Paula
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.