Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

15
Fev12

Eu e os livros (angústias)

Patrícia
Está muito na moda, blogosfericamente* falando, estabelecer um número de livros a ler num determinado período de tempo. Geralmente 1 ano. O número aceitável varia de leitor para leitor mas, do que tenho visto, situa-se entre os 20 e os 100 livros/ano.
Não vou comentar este género de desafio, nem o meu espanto sobre como é possível incluir na mesma malga livros enormes (falemos, por exemplo de um “Pilares da terra”, um dos livros da moda) e livros infantis. Adiante.
Quero escrever mesmo sobre a quantidade de livros que tenho para ler, que gostava de ler, que sinto ter um dia que ler. Às vezes olho para a minha estante (em minha casa só tenho uma, os livros que lá não cabem vão viver para a casa da minha mãe) e questiono-me quando vou ter tempo para ler os livros que ainda não li.
Leio bastante, ando sempre com um livro comigo, mas não leio muito (pelo menos em quantidade). Alturas da minha vida houve em que lia livros atrás de livros, mas eram livros de outro género, bem mais fáceis de ler. Hoje falta-me o tempo para isso. E às vezes a vontade. E não acho isso mau. Ler é e deve ser sempre um prazer, pelo que a quantidade não me interessa, mas sim a qualidade.
Mas o que me angustia (sim os livros dão-me para o sentimentalismo) é a certeza de que nunca vou ter tempo para ler todos os livros que são importantes. E se “aquele” livro me escapa?

*adoro inventar palavras

6 comentários

Comentar post