Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

26
Jul18

E vocês, o que andam a ler?

Patrícia

praia2.jpg

Deveria, talvez, escrever a minha opinião sobre os livros que tenho lido. Deveria escrever-vos sobre as releituras da série Mistborn ou sobre o The Alloy of Law do Branson Sanderson, sobre o maravilhoso Norte e Sul da Elizabeth Gaskell  ou o perturbador Por este Mundo Acima, da Patrícia Reis.

Mas apetece-me falar-vos do acto de ler na praia.

Não consigo entender o acto de ir à praia sem um livro, uma revista, um jornal. A não ser que seja depois de uma noitada... a praia é mesmo o melhor sítio para curar a ressaca. Mas já nem me lembro a última vez que estive nessa situação, o que é o mesmo que dizer que não me lembro de ir para a praia sem um livro. 

Estranhamente o meu marido é igual. Ele, que nem sequer é um leitor voraz ou regular, lê que se farta na praia. Compreendo que seja estranho, para quem nos vê, um casal (mais ou menos) jovem que mal troca duas palavras, cada um mergulhado no seu livro. Na verdade, a sintonia é perfeita. Horas a ler, com umas pausas para uns mergulhos e a já tradicional bola de Berlim (sem creme, obviamente).

Não consigo deixar de olhar em volta e tentar perceber que outros livros, para além dos nossos, estão naquela praia.

Num dos dias o Paulo Coelho era rei e senhor. Um dos livros era o Brida, o outro não consegui perceber. A menina que num dia lia Jorge Amado, no dia seguinte lia Mia Couto (salvo erro, o Confissão da Leoa, mas não sou capaz de garantir). Hoje passei por um livro do Ken Follet. 

Na verdade não há muitos livros por ali mas é sempre bom encontrar outros leitores e tentar perceber o que lêem. Já eu... bem, eu troquei as voltas a quem tentou perceber o que estava a ler. É que mais cedo que esperava acabei de ler o Norte e Sul e depois dediquei-me aos livros que tenho no ereader.

E vocês, o que andam a ler?

 

14 comentários

Comentar post