Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

27
Jan16

Divulgação: Escrava do Estado Islâmico, de Jinan com Thierry Oberlé

Patrícia

Já sabem que não costumo fazer divulgações de livros, excepto quando o leio e dou a minha opinião ou quando algo de especial me liga ao livro. E saber que foi uma querida amiga, a Mónica Faria de Carvalho a traduzir este livro, conhecer-lhe o profissionalismo e a sensibilidade (ambos extremamente importantes tendo em conta o tema em questão) é o suficiente para que recomende esta leitura.

 

Mónica 2.jpg

 

 

Jinan, uma jovem iazidi de dezoito anos, foi raptada com a família pelo Estado Islâmico em agosto de 2014, pelo simples facto de pertencer à minoria religiosa curda residente no norte de Iraque. Separada da família, durante dois meses viverá um inferno junto de outras cinco mulheres cativas, maltratadas e reduzidas à escravidão sexual, até que consegue fugir. Em dezembro do mesmo ano, encontra-se por acaso com Thierry Ob

erlé, um conhecido jornalista do Figaro, especialista em matéria de terrorismo, no campo de refugiados onde vive agora, e conta-lhe a sua história.  Ambos se juntam então para escrever este libro, quebrando o silêncio para denunciar as atrocidades contra as mulheres por parte do Estado Islâmico em países como o Iraque, a Síria e a Arábia Saudita, o que constitui um testemunho excecional.

 

 

Muito actual e... perfeitamente assustador