Direitos dos leitores (parte 11): Ler sem ser incomodada
Hoje vou falar-vos de um dos Direitos do Leitor que eu (e acredito que vocês) mais reclamo. Um daqueles direitos que nos é sistematicamente negado e/ou atropelado.
Tenho a certeza que já adivinharam: o direito de ler sem ser incomodado.
Estar a ler não é "estar sem fazer nada"!
Quando estou a ler num café, numa esplanada, numa praia, num parque não estou disponível para conversas, nem para que outros se sentem na minha mesa, à minha beira, a fazer conversa. Eu não levei o livro pelo "medo" de ficar sozinha ou sem nada para fazer. A grande probabilidade é que tenha ido propositadamente para aquele cantinho para ter alguns minutos/horas de sossego a ler o meu livro. Eu não estou desesperada pela companhia dos outros - aliás, o mais provável é que tenha ido para ali para me livrar da companhia dos outros.
Não me levem a mal. Há uma probabilidade grande de eu gostar de vocês, de serem muito importantes na minha vida mas, pelos amor de deus, deixem-me estar no meu canto quando estou a ler.
"Olá, estás a fazer alguma coisa?" é apenas uma pergunta estúpida se eu tenho um livro na mão porque a resposta é óbvia: "sim, estou a ler".
"Olá, estás sozinha?" talvez não seja tão estúpida quanto a pergunta anterior... ou melhor, sim, é tão estúpida como a pergunta anterior porque se me viram é porque não são cegos e podem ver que não está ninguém ao meu lado. Ah e correm o risco de eu, com um olhar um bocado vidrado, responder: sim, estou com os meus amigos imaginados, os personagens deste livro.
"Olá, o que estás a ler?" - Se estiver a ler no Kobo, esta talvez seja uma pergunta inteligente... se estiverem dispostos a continuar a falar de livros. Se não, desamparem a loja, sff. Mas continuo a gostar de vocês. Um bocadinho menos, naquele momento, mas depois a coisa volta ao normal. Se estiver a ler um livro, a pergunta é estúpida, desenrasquem-se, façam o pino se for preciso e espreitem a capa do livro.
"esse livro que estás a ler é fabuloso, podemos falar sobre ele?" - neste caso há uma enorme probabilidade de eu vos pagar um café.
("Ah, ah, ah, tens piada, tu. Mas não preferes conversar sobre (inserir assunto) um bocadinho? podes ler depois" - aqui há uma enorme probabilidade de eu não gostar de vocês nunca mais)
(pronto, estou a exagerar um bocadinho, eu gosto de algumas pessoas e gosto muito de conversar)
Não gostar do livro que toda a gente gostou
Mudar de opinião acerca de um livro
Ler em vários formatos e línguas