Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

14
Jan20

descobrir livros

Patrícia

Escolher uma nova leitura é sempre um desafio. E não estou a falar da ida à estante procurar um livro que lá está para ser lido (se bem que essa decisão nem sempre é fácil). Falo de escolher um novo autor, um livro para comprar. 

Há constantemente livros novos a serem editados.

De uns conhecemos o autor, de outros já ouvimos uma boa (ou má) opinião. Uns ganharam prémios, outros nem por isso. Uns tiveram críticas no jornal, outros estão nos TOP de vendas. Uns estão na montra, outros foram falados na TV. Uns vêm recomendados por amigos ou outros leitores. 

Mas a grande maioria dos livros à venda são um mistério. Escritores de que nunca ouvimos falar, livros que não sabíamos existir. 

Acho interessante, e é esse o ponto deste texto, que numa época de tanta informação sejamos tão avessos a arriscar e descobrir novas leituras. Na maioria das vezes preferimos seguir o conselho dos outros, ler os livros mais falados, livros que temos "debaixo" de olho há bastante tempo em vez de investir tempo e dinheiro em algo que não sabemos se vai "compensar" ou não. E com isso perdemos uma das maiores oportunidades de um leitor: ler sem qualquer ideia pré-concebida, ler sem nenhuma restrição "social", ler apenas pelo prazer de descobrir um novo autor, um novo livro.

E eu tenho saudades disso.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.