Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

06
Nov16

Curtas #7 (2016): Eu e os escritores

Patrícia

Não gosto especialmente de conhecer os escritores que gosto de ler. Não me levem a mal, simplesmente gosto de separar o escritor da pessoa. Ainda assim, tenho conhecido imensos nos últimos anos, muito por causa da Roda dos Livro ou da Comunidade de leitores mais fixe de Lisboa e arredores. Nem sempre gostei de conhecer as pessoas que escrevem os livros e confesso que, às vezes, isso estraga-me a leitura. Felizmente as surpresas têm sido em número superior e confesso que é muito difícil não admirar pessoas como a Maria Manuel Viana, a Patrícia Reis, o Richard Zimler ou Afonso Cruz. É impossível não ficar fascinada a ouvir o Zink, a Dulce Maria Cardoso ou o Peixoto. Ouvir a Hélia Correia, o João de Melo, a Teolinda Gersão ou Lídia Jorge é um privilégio do outro mundo. E depois há aqueles de quem nos sentimos mais próximos, com quem até trocamos picardias no facebook ou aqueles de quem até nos tornamos amigos e de quem temos um orgulho do caraças. Esses são os mais especiais, claro e torna-se impossível ser imparcial quando lemos um livro deles. Mas não faz mal, que se lixe a imparcialidade, a amizade é tão mais importante. 

Acho que amanhã é a primeira vez que vou ouvir um escritor só porque sim. Porque gosto imenso dos seus livros e ele vem cá a Portugal e nunca terei oportunidade de o ouvir de outra forma (na verdade, ouço sempre as suas aulas aqui mas vocês percebem o que quero dizer).

Amanhã vou ouvir o Brandon Sanderson e se tiver oportunidade de lhe dizer alguma coisa é: "What the hell are you doing here instead of being writing Stormlight Archives 3???"