Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

30
Dez12

Curtas 32: Escalas de notas

Patrícia
Não gosto de dar notas aos livros. Não o faço no Blog e no Goodreads passo a vida a alterar as estrelinhas correspondentes aos livros. Compreendo que num site deste género aquela escala tenha lógica e que seja uma forma de mostrar aos outros aquilo que achamos que um livro vale mas eu esbarro sempre na pergunta: Como posso comparar livros que não são comparáveis?
Quando há uma escala é inevitável que digamos "este é melhor que aquele" mas como comparar um clássico admiravelmente escrito, que nos deu trabalho a ler mas que nos ensinou imenso e que no final nos deixou de alma cheia com aquele livro que, não sendo nenhuma obra prima da literatura, nos deu umas horas fantásticas de leitura?
Não gosto de o fazer. Cada livro ocupa o seu lugar na minha escala de preferências, mas a cada livro novo ou a cada nova aprendizagem essa escala é alterada. Por isso neste blog vão continuar a existir opiniões a "quente" porque o livro mais importante é precisamente aquele que acabei de ler... mas não vão haver escalas de notas.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.