Curtas 2017 #15 Direitos dos leitores (parte 7)
E na última parte desta brincadeira que foram os Direitos dos Leitores vou ter que falar daquele que é o mais importante, fundamental e inalienável direito do leitor.
Falo, claro, do direito de ... "Não ler".
(Se por algum leitor deste blog está no ensino obrigatório, esqueça, este direito não pode ser invocado nas leituras obrigatórias. Não me usem como desculpa para não ler um livro. Vocês têm mesmo que ler isso. Não gostam? azareco, é obrigatório. Considerem-no como um prelúdio da idade adulta: ainda irão, pela vida fora fazer muita coisa que não queriam fazer e a maioria será bem mais desagradável que passar umas horas refastelado no sofá a ler um romance tão maravilhoso quanto "Os Maias")
Não ler um livro específico, não ler determinado autor, não ler um género literário, não ler durante uma semana, não ler durante um mês, não ler durante um ano.
É, para a maioria de nós, contranatura? sim, é. Mas Não Ler é um direito. Não ser Leitor é um direito.