Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

14
Abr09

Crónicas de gelo e fogo

Patrícia

6 livros: Guerra dos Tronos; Muralha de gelo; Fúria dos Reis; O despertar da Magia; A tormenta das espadas; A glória dos traidores.
1 Autor: George R.R. Martin

Criticas? Fabulosas. A saga que até foi comparada ao "Senhor dos Anéis". Pessoalmente nunca fui fã do "Senhor dos Anéis", portanto esta critica até nem me dizia muito. Mas, por insistência de um colega (que foi um querido e me emprestou os 6 livritos) mergulhei, por algum tempo, neste mundo fantástico. Num mundo de dragões, de guerra pelo trono dos 7 reinos. O que aparenta ser um típico enredo da aventura da fantasia, com os bons a lutarem contra os maus, com dois lados distintos e definidos, não o é!
Em todos os lados há personagens que nos encantam, outras que nos irritam, que nos desiludem, que nos encantam, que nos fazem rir. Um pouco como na vida todos os lados têm a sua verdade. E se numa determinada batalha torcia para que um dos lados fosse o grande vencedor, na batalha seguinte já esperava por outro destino.
É, para mim, a grande mais-valia deste livro: a capacidade que o autor tem de nos trocar as voltas e coerentemente dar uma volta total ao rumo da história.
A parte mais negativa destes livros: a idade de algumas das personagens. Arya, por exemplo. Apesar de, por vezes Arya ter atitudes de criança, é muito difícil lembrarmo-nos, ao longo da narrativa, de que ela o é realmente.
Uma saga bem construída, com personagens ricas, interessantes. Uma história com muitas histórias pelo meio. Em cada livro uma nova surpresa. Uma reviravolta na história, a morte de um dos personagens principais, o mostrar da verdadeira natureza de outro. Será que a saga tem final no Festim dos Corvos?

3 comentários

Comentar post