Como assim não há thrillers escritos por escritores portugueses?
Vocês já sabem o quanto eu gosto de ouvir o A páginas tantas, o (para mim) podcast que reúne as escritoras Inês Pedrosa, Patrícia Reis e Rita Ferro a falar sobre literatura. Assim que saiu o episódio com as sugestões de Natal fui imediatamente ouvi-lo (todas as desculpas são boas para acrescentar livros à lista de "eu sei que tenho muitos livros para ler mas preciso deste também").
Mas não é das sugestões que estas três escritoras fizeram que quero falar (mas oiçam o episódio de papel e caneta) mas sim de algo que me incomodou um bocadinho.
Uma das sugestões da Rita Ferro foi o novo livro do João Tordo, que parece ser, segundo as escritoras, a última coca-cola no deserto dos Thrillers escritos por escritores portugueses. E digo isto porque a sugestão foi feita porque é um estilo quase inexistente por cá uma vez que as três escritoras (e a moderadora) apenas se lembraram do escritor Francisco José Viegas e do próprio Tordo.
Ora eu, que nem sou leitora de thrillers, lembrei-me imediatamente de vários nomes e livros - uns de que gosto mais, outros menos e outros nada - pelo que aqui fica uma lista feita de memória, da ajuda de algumas leitoras de thrillers e de uma busca no google:
Claramente faltam muitos nomes aqui (se os deixarem em comentário, prometo que acrescento) mas este post não tem como objectivo fazer uma lista exaustiva dos escritores de policiais/ Thrillers em Portugal, não pretende comentar a qualidade ou falta dela das obras mas sim refutar que apenas Francisco José Viegas e João Tordo merecem ser lembrados nesta categoria.