Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

06
Dez12

As paixões antigas 4: Enid Blyton

Patrícia
Para ser completamente justa deveria ter começado a escrever "as paixões antigas" por esta escritora. Enid Blyton foi a minha primeira paixão literária. Não, não comecei pelo Noddy. Não me lembro de ter lido livros do Noddy quando era miúda.
"Os cinco" sim, foram a minha paixão. Li inúmeras vezes cada um dos 21 livros da coleção original. Quanso eu era adolescente ainda apareceram uns novos livros do 5 (BD) mas que nunca me convenceram. Deixo-vos as capas dos livros de que (ainda me lembro) mais gostei:
O 1º em que o Júlio, o David, a Ana, a Zé e o Tim se conhecem, O 3º quando vão acampar para a ilha (e a loucura que era uma miúda ter um cão e uma ilha? uau), O 6º quando salvam o Tio Alberto, o cientista maluco; o 9º quando conheceram a cigana "encantadora de cães", o 10º no lago negro e frio,o 18º quando na quinta conhecem os gémeos (Henrique e Henriqueta, se bem me lembro) e o 21º, o último:



 
Li Também alguns volumes do Sete, mas confesso que não me deixaram grandes memórias.
 
Li alguns da coleção "A aventura" e os que vos deixo por aqui são aqueles de que me lembro:
 
 
Mas depois dos Cinco foram As gémeas e As meninas do Colégio das 4 torres que me fascinaram. Principalmente as meninas do colégio das 4 torres: A Diana, a Alice, a Ludovina... Na altura eu estava interna num colégio que, por muito bom que fosse, não era de todo tão fixe como o Colégio das 4 torres.
 

 
 
 
Como sempre deixo-vos as capas dos livros que eu li, quase todos emprestados pelas minhas primas (é já na altura eram velhinhos).
Atualmente estas coleções estão (quase) todas à venda, com novas e brilhantes capas. Imagino que ainda tenham sucesso mas não sei se o texto será o original ou se terá sido modernizado. Nunca deixo de sorrir quando vejo estes livros à venda e, na maioria das vezes,  consigo recordar todas as histórias. Foram livros que me ensinaram a amar a leitura. Foram livros que me ensinaram a sonhar.
?

12 comentários

Comentar post

Pág. 1/2