Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

05
Out17

And the OSCAR goes to...

Patrícia

... que é como quem diz "O Nobel da Literatura vai para......"

Não faço ideia mas é hoje. Daqui a menos de 60 minutos já saberemos que foi o/a galardoado/a este ano. Depois da polémica do ano passado (e da de há 2 anos) espero que este ano haja uma boa surpresa. E para mim "boa surpresa" significa já ter ouvido falar do escritor/a.

Sou, desde há muito, "team Murakami" mas este ano o meu coração até pende mais para a Margaret Atwood. Provavelmente ganhará outro qualquer. Não faz mal, estou entusiasmada na mesma.

 

Quando hoje de manhã li a crónica "Previsões - E o Nobel da Literatura vai para..." fiquei logo irritada:

"Além de que os desvarios dos últimos três anos mostraram que não há um critério, pois Patrick Modiano era um escritor totalmente de nicho, já Svetlana Alexievich pouco tem que ver com a Literatura e Bob Dylan nem vale a pena comentar."

"Portanto, hoje a grande dúvida é se os 18 membros do júri do Nobel da Literatura vão premiar um verdadeiro escritor ou se se mantêm apostados na espectacularidade. Até obedecerem a "critérios" desfasados da Literatura, como é o das quotas mulher, poeta, negro, activista social... Afinal, o que está em causa é já o prestígio da Academia Sueca. "

 

A facilidade com se desvaloriza alguém pela cor, género ou qualquer característica é impressionante. É que pelo texto parece que, ou ganha alguém de quem o senhor gosta homem, branco, apático e do género literário certo ou será sempre um prémio injusto e um preenchimento de quotas.

Bem, suponho que ganhar a Margaret Atwood esteja absolutamente fora de questão para este senhor... para além de ser mulher é uma activista dos diabos.

Estou um bocado farta desta mania de que lutar por alguma causa é ser histérico. A sério que há palermas que se sentem tão ameaçados por quem tem a audácia de achar que somos todos iguais em direitos, deveres e oportunidades?

Cá para mim, o Nobel da palermice vai para este senhor.

 

5 comentários

Comentar post