Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

19
Fev20

A Morte do Papa, de Nuno Nepomuceno

Patrícia

49407185._SR1200,630_.jpg

Um capítulo, no início, conquistou-me logo e pôs a fasquia bem alta para este livro. É o da discussão de Mateus I, em jovem, no seminário. Não muito habitual nos livros policiais, dá um mote interessante e levanta várias questões, nas quais vale a pena reflectir, principalmente numa altura em que a igreja católica passa por uma crise da qual será muito difícil recuperar.

O Nuno Nepomuceno dá-nos, através da história de Mateus I, a sua explicação para a surpreendente morte de João Paulo I, no 33º (ou não) dia do seu papado. Ao mesmo tempo conduz-nos numa labiríntica busca pela verdade acerca do misterioso desaparecimento de uma menina, a Gabriella, através da investigação de um jornalista da rádio do Vaticano. Ao mesmo tempo, Diana, envolve Afonso em actividades ilícitas...

Gostei bastante deste novo livro do Nuno que li num instante e que, apesar de ter sido lido há já algumas semanas, continua bem presente. 

Uma das coisas que tenho que ressalvar é que, apesar desta história ser a quarta da série "Afonso Catalão", o Nuno não faz dele o seu protagonista (já não o fez no livro anterior), nem cai no (para mim) erro de o transformar num super herói sempre pronto para "salvar o dia" ou para mais uma mulher. Sim, o Afonso continua a ser uma personagem importante, com um passado que lhe permite os conhecimentos necessários para se safar de algumas situações, mas ele não é, de todo, o protagonista deste livro. Além disso, Afonso parece ser aqui, um elemento de continuidade e de aproximação aos outros livros do escritor.  Eu, que me irrito solenemente com os protagonistas "sabichões" e "com passado em branco", gosto desta característica do Afonso Catalão, que muito contribui para dar às personagens destes livros  profundidade e vários tons. Não posso deixar de referir também a tristeza e a dor que senti nas descrições das visitas do Afonso ao Imã Yusef. (Obrigada Nuno, por teres incluído estes bocadinhos).

Depois podem descobrir alguns pormenores que o Nuno optou por deixar de fora do seu livro nos vários contos. Dois deles (O Assassino na noite e O beijo do escorpião) foram disponibilizados pelo na página web dedicada ao livro e os restantes (Dor, Ira e Raiva) foram oferecidos a que comprou o livro em pré-venda. Actualmente, os 5 contos, fazem parte da colecção "Histórias do bem e do mal" que pode ser adquirido.

51wPLFuPS+L.jpg