Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

10
Ago15

A magia dos números, de Yoko Ogawa

Patrícia


Uma maravilhosa história de amizade e números que me chegou às mão viaRoda dos Livros (Obrigada Renata).
Yoko Ogawa conta-nos a história da amizade entre uma empregada delimpeza (e o seu filho Root (Ö)) e um matemático peculiar. Na sequênciade um acidente a mente deste homem ficou sem capacidade de reter memórias pormais de 80 minutos. Como construir uma relação se todos os dias é necessáriocomeçar do zero?
Com uma carreira que se adivinhava fulgurante antes do acidente, estehomem continua a depender dos números para existir e para além responder adesafios matemáticos numa das mais prestigiadas revistas da especialidade, éatravés da magia dos números que se relaciona com os seus únicos amigos, aempregada da limpeza e Root (porque tem cabeça de raiz quadrada), um menino comquem ainda partilha o amor pelo Basebol.
(e para mim que não percebo nada de basebol esta foi a parte mais chatadeste livro)
Não é possível deixar de sorrir com as explicações matemáticas que seencontram nestas páginas. Explicar a amizade e a beleza da vida através dapoesia dos números, sejam eles primos, amigos ou imaginários é absolutamentemaravilhoso.
E porque será que aidentidade de Euler foi tão importante nesta história? Será por ser consideradauma das mais belas fórmulas da matemática? 
Para quem gosta de números e de beleza, este é um livro a não perder.
Para quem gosta de histórias, este é um livro a não perder.
Para que não gosta de números, este é um livro a não perder – há umagrande probabilidade de mudar de ideias.








Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.