A feira, uma e outra vez
Ontem fui a mais uma tertúlia da 20|20, onde o Ricardo Duarte conversa com escritores sobre livros e leituras. Já lá tinha ido no primeiro dia (e o convidado era o Pedro Vieira) e, tal como ontem, havia pouquíssima gente a assistir à conversa. Ganhámos nós, os poucos que ali estávamos, porque tínhamos bastante espaço e ainda conseguimos estar uns minutos à conversa com entrevistador e entrevistado. Perde quem não está. Ouvir o João Reis a falar do seu "A Avó e neve russa" foi muito divertido.
Tenho tanta pena de não conseguir ir mais vezes (mas vou ouvir todas as conversas assim que forem divulgadas as gravações) e garanto-vos que se a tertúlia fosse às 19h e não às 21h estava lá todos os dias. Assim, fui duas vezes, espero ir pelo menos mais uma e vou ficar à espera que para o ano a editora aposte novamente neste formato.
O desinteresse dos leitores portugueses pelos nossos escritores é gritante na feira e sinceramente isso entristece-me e preocupa-me, porque eu acho que se escreve muito bem por cá e porque gosto mesmo muito de ler em Português.
E já, agora, para quem possa pensar que o post me foi encomendado ou que recebo livros do grupo editorial em questão, como é costume por aí, esqueça. Eu ou este blog não tem qualquer género de ligação com qualquer editora (excepto que eu lhes compro livros).