22
Abr14
1Q84 (#3) , de Haruki Murakami
Patrícia

Acho que posso dizer que estes 3 volumes (mais de 1500páginas) nos contam uma simples história de amor.
Aomame e Tengo, buscam-se depois de 20 anos de distância.Antes um simples toque, um olhar, breves momentos partilhados na infância queinspiraram uma procura incessante e quase insana um pelo outro.
Para além de Aomame e Tengo, conhecemos (depois de uma levepresença no segundo volume da saga) Ushikawa. Este estranho personagem temagora direito a voz própria. Não podemos, no entanto, esquecer Fuka-Eri, oprofessor, o Líder de uma estranha e perigosa organização religiosa, AyumiNakano, Kamatsu, Tamaru e a Viúva Ogatha (e mais meia dúzia de personagenssatélite).
A história é surpreendentemente simples. Tengo procuraAomame que por sua vez o procura a ele. Tengo, matemático e escritor, reescreveum romance fantástico da autoria de Fuka-Eri e com isso provoca reaçõesinesperadas. Para apimentar a história (afinal são cerca de 1500 páginas) temostambém um organização religiosa capaz de tudo, homenzinhos pequenos que saem daboca de cabras ou de homens mortos, duas luas no céu, uma gravidez miraculosa,uma assassina quase perfeita, um cobrador fantasma, crisálidas de ar, umdetetive com cabeça de abóbora e uma cidade dos gatos. Confusos? Eu ficava.
Mas a verdade é que a grande vitória deste livro é a misturaabsolutamente surreal da realidade, tal como a conhecemos, com elementossurreais, que roçam o ridículo, mas que fazem sentido no meio desta confusãotoda.
E as descrições? Este homem põe o Eça e o Ramelhete a umcantinho ao descrever tudo em pormenor. Muitas vezes. Incontáveis vezes. E issonão me incomodou nem um bocadinho, para dizer a verdade. Os personagens são-nosapresentados exaustivamente, vezes sem conta. Cada situação é-nos contada sobvárias perspectivas. E ainda assim, e por causa disso, este livro é tãoespetacular.
Não posso deixar de chamar a atenção para a quantidade devezes que se fala de comida neste livro. Cada refeição dos protagonistas éreferida. E os livros que são citados são brutais. E a música que nos obriga air ao youtube…
Ficaram muitas coisas por esclarecer? Sim, ficaram. Mas nestecaso nem isso me incomodou. Sou perfeitamente capaz de imaginar uma continuaçãopara casa uma das situações em aberto.
Por um lado acho que este foi o final perfeito para este1Q84. Por outro lado tenho alguma esperança que o rumor de que um quarto volumeestá a ser escrito não seja apenas um rumor e que possa, num futuro próximo,regressar a um mundo com duas (ou mais) luas no céu.