Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

Princesa Tarita


A Catarina tem 9 anos e tem síndrome de Rett, uma daquelas doenças raras e manhosas, que todos tentamos esquecer que existem e que esperamos muito que não nos aconteça.

Numa simples busca no Google encontrei esta descrição da doença:


Clinicamente é caracterizada pela perda progressiva das funções neurológicas e motoras após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que vai de 6 a 18 meses de idade. Após esta idade, as habilidades adquiridas (como fala, capacidade de andar e uso intencional das mãos) são perdidas gradativamente e surgem as estereotipias manuais (movimentos repetitivos e involuntários das mãos), que é característica marcante da doença.

Ainda não conheço pessoalmente a Catarina, ou Princesa Tarita como é conhecida pelos amigos, mas conheço familiares e amigos que se dedicam a tentar melhorar a qualidade de vida desta menina.

À Tarita não lhe falta amor, acompanhamento e carinho. Mas falta outras coisas. Neste momento A família tenta comprar uma carrinha adaptada que dê mobilidade a uma criança de 9 anos. E estas coisas conseguem-se passo a passo. Aproveitanto a proxima das redes sociais a família tem criados alguns eventos para angariar dinheiro. Venderam, por exemplo, t-shirts onde pintaram as mãos e pés da Catarina. (hei-de pôr aqui uma foto da minha t-shit para vocês verem). Neste momento estão a sortear algumas coisas que lhes foram oferecidas. Procurem no Facebook por Princesa Tarita e vão a eventos (Vamos ajudar a Princesa Tarita) e comprem uma rifa.

Também podem fazer uma doação na página do GiveForward
Ou podem fazer uma transferência direta para a Catarina. 1 ou 5 euros podem fazer-nos ou não diferença na conta. Para a Princesa Tarita faz muita diferença, certamente. Aqui fica o NIB para quem quiser contribuir:

NIB 0033 0000 45353746607 05

Ou então podem divulgar os eventos no FB, ou divulgar o caso nos vossos blogs.