Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

O Quinto Evangelho, de Ian Caldwell

o quinto evangelho.jpg

 

Sinopse:

Uma semana antes da inauguração de uma exposição de arte nos museus do Vaticano, Ugo Nogara, o curador responsável, é encontrado morto em Castel Gandolfo. A polícia papal não consegue descobrir o autor do crime. E o padre Alex Andreou, amigo do curador assassinado, decide investigar por conta própria.

Para encontrar o homicida, tem de desvendar o segredo do curador - a verdade dos evangelhos acerca da relíquia sagrada mais controversa e misteriosa do Cristianismo. Porém, quando começa a compreender os contornos da morte de Ugo Nogara, e as suas consequências para o futuro das Igrejas Católica e Ortodoxa, o padre Alex apercebe-se de que também corre perigo.

O Quinto Evangelho é um thriller arrebatador, baseado numa profunda investigação histórica e bíblica. Dá-nos a conhecer os meandros da Santa Sé e agradará a todos os fãs de Dan Brown.

 

 

Se vos agrada a sinopse leiam a opinião da Célia, do Estante de livros, que é muito mais completa que a minha será.

 

 

 

Que melhor livro para ler durante a época Pascal que um (mais ou menos) thriller religioso? Confesso que oiço "polémica", "Vaticano", "teoria da conspiração" e não hesito em pegar no livro. E uma vez mais correu muito bem e foi o livro certo para ler em dois ou três dias (leio sempre estes livros de forma compulsiva).

Aprendi algumas coisas (nomeadamente sobre o Diatéssaron e a igreja ortodoxa) e acima de tudo diverti-me imenso. Confesso que a resolução do crime não me interessou muito nem me surpreendeu mas também não esperava que o fizesse. O que gosto mesmo nestes livros é ler (mais uma) teoria da conspiração (ou não) sobre um determinado facto ou crença. E como não há coincidências e tenho andado a ler algumas coisas sobre os evangelhos este livro veio mesmo a calhar. Na verdade não houve muita teoria da conspiração mas as explicações bíblicas compensaram e muito esse facto.