Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ler por aí

Ler por aí

O Evangelho Segundo Lázaro, de Richard Zimler

O Evangelho segundo Lázaro.jpg

 

Voltar a contar uma história que já é amplamente conhecida acarreta riscos. Quando essa história envolve religião, o risco é ainda maior. Contar a Paixão de Cristo pelos olhos de Lázaro é de uma enorme coragem. 

Para apreciar este livro são, na minha opinião, necessárias várias coisas: algum conhecimento das escrituras, interesse pela religão e mente aberta. Não vale a pena pegarem neste livro se não tiverem estas três características. 

Mas se tiverem... vão encontrar muitas personagens que já conhecem e que ao mesmo tempo são novas para vocês, Lázarus, Marta, Mia, Yeshua (Jesus), Maria e muitos novos personagens que saem do anonimato para ocupar lugares de destaque nesta história. Talvez tenham algumas surpresas (confesso que não me surpreendi muito ao longo destas páginas) e certamente irão ter sempre a sensação de estar a olhar para uma imagem que já conhecem mas que é, ao mesmo tempo, totalmente nova.

Apesar das diferenças óbvias entre a Paixão de Cristo segundo Zimler e a que conhecemos dos evangelhos este não é um livro que pretenda apenas provocar. Sim, é um livro que pretende fazer-nos questionar, que nos pretente fazer pensar. Mas é, acima de tudo, um livro que nos pretende fazer sonhar, imaginar.