Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

O décimo círculo, de Jodi Picoult


Depois de ter lido ”No seu mundo” e ter gostado bastante, de ter lido o “Tudo por amor” que não me convenceu resolvi ler este “décimo círculo” que me fez pensar que “No seu mundo” é de facto um livro à parte no universo de livros desta escritora.
Mais um tema forte e com bastante potencial: Uma adolescente é violada pelo ex-namorado. E depois o ex-namorado aparece morto. E as coisas não são bem o que parecem e pronto: temos muitas confusões e uma trama imensa, que não permite aprofundar os temas que poderiam ser mais interessantes.
Trixie é filha de Daniel Stone, um desenhador de BD da Marvel com um passado bastante interessante e de uma professora universitária especialista na Divina Comédia de Dante, com relevo para o Inferno. E é através da passagem pelo inferno que Dante que se conta a passagem pelo inferno de Daniel Stone. Esta parte achei extremamente interessante e bem conseguida. Mas há imensas pontas soltas ao longo do livro (como a história de Seth) e da própria mãe de Trixie (que, apesar de ser uma das mais importantes personagens do livro, passa apenas de leve ao longo da história).
Acho que houve demasiados temas forte no livro: A violação, a relação vitima/criminoso, a traição, os segredos do passado, o amor, a recuperação de um trauma, a justiça, a linha entre o que é ou não é violação, a forma como os adolescentes americanos (quero pensar que por aqui ainda não é assim) vivem a sua sexualidade. Demasiado para um livro que não é assim tão denso e que, tendo todos os ingredientes para contar uma história fantástica e ao mesmo tempo transmitir alguns valores e desmistificar algumas áreas cinzentas que existem nas mentes mais retrógradas (ou nas mais libertinas), acaba por não fazer nada disso e limitar-se a utilizar temas quentes e polémicos para chamar a atenção.
Por tudo isto foi-me penoso ler o livro até ao fim. Parece-me que fico por aqui e que não volto a ler Jodi Picoult.

9 comentários

Comentar post