Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

Curtas 44: Filmes e livros

Nem vou comentar o quão melhores os livros geralmente são. Desta vez vou-me ficar pela pergunta: como raio se percebe um filme sem ler o respectivo livro?
Dois exemplos: Cloud Atlas e Life of Pi.
Vi o primeiro e não li o livro. Tenho a clara sensação de que ficou muita coisa por perceber, muita coisinha que me passou completamente ao lado. Não consigo dizer exactamente o quê, obviamente, mas tenho a certeza que quando ler o livro vou pensar: ah, ok, então era por isto.
No "A vida de Pi", li o livro e depois vi o filme e só penso: mas quem não leu o livro percebeu mesmo a história? ok, talvez perceba a história mas não apreende a beleza do livro. O filme tem imagens espantosas mas o livro, oh meus amigos, o livro é outra coisa. Gostaram do filme? Então leiam o livro. 
E depois há as diferenças que me irritam, que me tiram do sério.
Como no "Anjos e demónios" em que o filme tem um final diferente. Ou no "Troia". A guerra de troia durou 10 anos em qualquer adpatação, excepto naquela que dura 17 dias (já não me lembro se são efectivamente 17 dias, mas é um período de tempo escandalosamente curto). Lembro-me de ir ver o Troia ao cinema e passar o tempo todo escandalizada a reclamar "isto não é assim".

4 comentários

Comentar post