Ler por aí
 
26 de Abril de 2017

No domingo passado, dia 23 de Abril, celebrou-se mais um Dia Mundial do Livro e do Direito de autor. 

E se é verdade que, se para quem lê este blog, todos os dias são dias do livro, a verdade é que estimular o prazer da leitura e chamar a atenção para o respeito pelos direitos de autor é extremamente importante. E para nós, leitores habituais e viciados, é mais uma desculpa para comprar um livro. Ou para pedir que nos ofereçam um. E uma desculpa para dedicar toda a tarde às leituras.

Já eu andei a laurear a pevide pelo país (e que país fantástico temos) e andei a passear entre os 3 livros do momento.

Sim, estou a ler 3 livros ao mesmo tempo, coisa estranha e que não gosto nada de fazer, mas a verdade é que são 3 livros tão diferentes que não faz mal (e quem sabe? Talvez sejam estas leituras paralelas que me fazem mudar de ideias acerca das leituras simultâneas)

Um é o Malparado de Pedro Mexia que é, na verdade, uma espécie de diário ou de entradas de blog (Malparado, de seu nome) e que não apetece ler todo de seguida. Até porque me sinto burra a cada página ou de cada vez que o senhor fala de autores, livros ou filmes de que não conheço, nunca ouvi falar. Liçãozinha de humildade e de aprendizagem. Hei-de sobreviver à leitura mas que faz mossa, faz. 

Outro é o A mulher-sem-cabeça e o Homem-do-Mau olhado, de Gonçalo M. Tavares que pede uma leitura cuidada e com calma. Seria fácil ler o livro em apenas algumas horas mas prefiro assim. Ler um bocadinho de cada vez, voltar atrás, ler de novo, deixar que o estranho se entranhe antes de avançar. Gosto também que procurar entrevistas com o autor à medida que vou avançando na leitura. 

E como há alturas em que ler no e-reader é mesmo o que dá mais jeito e porque precisava, para intercalar com as outras leituras, de uma boa história mantendo a qualidade, decidi pegar no "No Silêncio de Deus", da Patrícia Reis que já tinha comprado há uns tempos e de que estou a gostar imenso.

E vocês, o que andam a ler?

publicado por Patrícia às 14:26 link do post
tags:
Já desisti de ler Gonçalo M. Tavares, aprecio a escrita mas é apenas isso, tudo o resto não resulta comigo. De Pedro Mexia não li nada, o que estás a achar?

Também estou a ler três livros ao mesmo tempo, o que não é nada habitual em mim. Se há alturas em que não sei para qual me virar, também acontece ter vontade de variar e não estar "presa" apenas a um livro. Estou a ler "Anúncio de um Crime" da Agatha Christie, "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera e "Sonhos azuis pelas esquinas" do Ondjaki. Três livros muito diferentes :)

Boas leituras!
Rita a 26 de Abril de 2017 às 16:28
Adoro a escrita do GMT e "tudo o resto" também (att, que gostar não significa que chegue a todas as camadas, longe disso). Não me perguntes porquê mas a verdade é que a lógica (por vezes) retorcida dele faz imenso sentido. Gosto mesmo muito. Mas foi um escritor de que aprendi a gostar. Aliás, se fores ler a primeira opinião que escrevi sobre um livro dele retrata bem isso (no outro dia dei uma gargalhada qdo a li), não percebi nada do livro e fiz uma apreciação completamente simplista (tenho que reler o livro). Mas compreendo que muita gente não seja fã, até porque ele é pouco ou nada poético (coisa que eu aprecio) e um bocado estranho.
Do Mexia, estou a gostar sim. Sinto-me burra a cada página mas hei-de sobreviver. Comecei por este livro precisamente por ser um género de blog que não me obriga a ler de uma vez nem a perceber tudo. Não sei se tenho bagagem para ler a poesia dele ou outro género de coisa.
Patrícia a 27 de Abril de 2017 às 10:28
Agora que já o disseste, sinto-me menos mal em o admitir! Seguia esse blogue do Mexia porque é "um rapaz do meu tempo" e é urbano-depressivo como eu, mas às vezes é areia de mais para a minha camioneta.
Estou a ler "A Horse Walks into a Bar" do David Grossman (no tablet!), um dos candidatos ao Man Booker Prize, e "Histórias Possíveis" do David Machado, de quem gosto mesmo muito.
Paula
Paula a 27 de Abril de 2017 às 07:59
Obrigada Paula, sinto-me mais acompanhada agora :).
Ainda não li nada do David Machado (uma vez tentei ir a uma apresentação de um livro dele mas a coisa correu mal e fui parar a outra livraria e fiquei tão zangada que já não li o livro) mas toda a gente me fala tão bem dos seus livros que tenho que tratar desse assunto.
Nem vou comentar o facto de estares a ler um ebook (mas grande sorriso deste lado).
És tramada! Há quem não goste dos livros dele porque têm muitos palavrões, mas eu também já fui uma jovem de língua afiada, por isso não me incomodam. E eu sou como tu, não sou apreciadora de contos, mas estou a esforçar-me para ler mais, e neste livro espantosamente ainda não encontrei um mau (nem palavrões!).
Paula
Paula a 29 de Abril de 2017 às 20:08
pesquisar neste blog
 
email
ler.por.ai@sapo.pt
mais sobre mim
tags

2017

adam johnson

afonso cruz

afonso reis cabral

agatha christie

alexandre o'neill

alguém quer este livro?

amin maalouf

ana cristina silva

ana margarida de carvalho

ana saragoça

ana teresa pereira

anna soler-pont

anne bishop

anne holt

antonio garrido

antónio lobo antunes

as paixões antigas

biblioteca de bolso

brandon sanderson

carla m. soares

carlos campaniço

carlos ruiz zafón

chimamanda ngozi adichie

colleen mccullough

conversas (sur)reais

cristina drios

curtas

dan brown

danuta wojciechowska

david soares

diário de leitura

direitos dos leitores

dulce maria cardoso

elena ferrante

filipe melo

frank mccourt

george r.r martin

gonçalo m. tavares

greg mortenson

haruki murakami

helena vasconcelos

ildefonso falcones

inês pedrosa

isabel allende

jo nesbø

joão tordo

jodi picoult

josé eduardo agualusa

josé luís peixoto

josé rodrigues dos santos

josé saramago

juan cavia

julia navarro

juliet marillier

ken follet

l.c. lavado

ler em português

leya em grupo

lídia jorge

livros

luís miguel rocha

mai jia

maria manuel viana

mário zambujal

marion zimmer bradley

meg wolitzer

mitos e outros temas livrescos

mónica faria de carvalho

natal

nuno nepomuceno

opinião

os meus amigos também gostam de ler

patrícia müller

patrícia reis

paulo m. morais

podcast

richard zimler

robert wilson

robin sloan

roda dos livros

rosa lobato faria

rui cardoso martins

rui zink

sandra carvalho

sonhos

stephenie meyer

stieg larsson

stormlight archives

tarita

the way of kings

tiago carrasco

trudi canavan

ursula k. le guin

valter hugo mãe

vasco ribeiro

victoria hislop

words of radiance

youtube

zoran živković

todas as tags

blogs SAPO