Ler por aí
 
03 de Outubro de 2011



Osvaldo Campos, umpsicanalista, divide-se entre as aulas que lecciona na faculdade e os seuspacientes no consultório no 5º andar de um prédio na Avenida de SantaPulquéria. A mulher, Maria Cristina e o filho ficam para segundo plano. Nanoite da passagem do milénio Osvaldo esforça-se para concluir um artigo “quandopesa uma alma?- responde um prático” e ainda assim chegar a tempo àcomemoração. Nessa noite, que lhe mudará a vida, recebe um ex paciente, loucoou não, com uma mensagem enigmática, que nunca conseguirá decifrar, perde amulher para um concorrente e conhece uma nova mulher. Uma noite em cheio.
Maria London, a pacientemagnifica, a visita da noite no consultório de Osvaldo, é a peça chave destahistória. Uma mulher desequilibrada, com muito para contar e sem forma de ofazer é paciente deste psicanalista que a vê como um caso extraordinário,como  mais “o” caso que lhe permitiráevoluir enquanto psicanalista. Mas o caso muda de figura quando se apercebe quesob as fantasias loucas de Maria London há verdades escondidas, verdadesnegras.
Rossiana, uma mulher comuma história de vida invulgar é mais uma peça nesta história de sombras .

Lídia Jorge conta-nosesta história negra de uma forma linear, sim qualquer climax e que poderia serreal. Provavelmente é-o, mesmo que os personagens são existam, mesmo que nãoseja nada assim. As sombras, o poder e maldade são reais.
Não é um livro fácil deler. Já li algumas criticas negativas e compreendo-as. Passamos boa parte dotempo à espera de mais, à espera do acontecimento e muitas vezes nem nosapercebemos que já aconteceram. Não é uma história com princípio, meio e fim,em que os bons acabam bem, os maus são castigados e os heróis vivemfelizes  para sempre. Não há nada aquitão óbvio assim.
E foi precisamente porisso que gostei bastante deste livro. Custou-me a lê-lo, levei bastante tempo,mas isso teve mais a ver comigo do que com o livro.
Conheci a escritora numa tertúlia e se tivesse que a descrever diraapenas “doce”. Nunca pensaria que ela escrevesse um livro destes, um livro emtons de cinzento, um livro tão pouco feliz, tão descrente. Mas a verdade é queem qualquer dos seus livros há temas importantes e tudo menos doces. Talvezseja esse o seu segredo, exorcizar vários fantasmas na escrita e manter adoçura na vida.
Resumindo: gostei bastante e recomendo. Tenho mesmo que completar aminha coleção dos livros da escritora (de momento só tenho este, o “A costa dosmurmúrios” e “o Vento assobiando nas gruas”)
Mais uma nota: continuo a achar fantásticos os títulos  destes livros. “Combateremos a Sombra” .Muito bom.
publicado por Patrícia às 14:50 link do post
Não gostei! Acho que Combateremos a Sombra é um fraco romance. Não chega a ser o que quer que seja! A história nem sequer é boa! Para ser franco, é o que menos me importa nos livros que vou lendo nesta altura: gosto muito mais do que fica oculto. Mas se os autores não são capazes - ou não querem - dar o salto, então que, pelo menos, escrevam boas histórias e não guiões de novela da TVI!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes
Filipe de Arede Nunes a 4 de Dezembro de 2011 às 23:46
Olá Filipe,
Tal como disse no post, compreendo todas as opiniões negativas. Pessoalmente não concordo com o "não seja a ser o que quer que seja" nem me parece que este seja um bom guião de uma novela da TVI. Se bem que já me supreendi bastante com uma guinista de novela, a Rosa Lobato de Faria de quem sou assumidamente fã.
E ainda bem que há gente que gosta de todo o género de livros.
Boas leituras
Pat
Patrícia a 5 de Dezembro de 2011 às 10:12
Thanks for writing this blog. it's great blog.
. (http://games.m11.in). (http://forum.m11.in). (http://website.m11.in). (http://jaltarangart.in). (http://m11.in). (http://classified.m11.in). (http://classifieds.m11.in). (http://blog.m11.in). (http://backlinks.m11.in). (http://m11in.blogspot.com/). (http://noregclassified.co.cc/). (http://blogm11in.blogspot.com). (http://classified.m11.in). (http://classifieds.m11.in). (http://blog.m11.in). (http://backlinks.m11.in). (http://m11in.blogspot.com/). (http://m11.in). (http://comment-website.blogspot.com/). (http://commentwebsite.blogspot.com/). (http://comments-site.blogspot.com/). (http://comment-site.blogspot.com/). (http://commentssite.blogspot.com/). (http://m11-in.blogspot.com/). (http://old60blogs.blogspot.com/). (http://old60blog.blogspot.com/). (http://netclassified.blogspot.com/). (http://commenting-sites.blogspot.com/). (http://commentingsites.blogspot.com/). (http://commenting-site.blogspot.com/). (http://commentingsite.blogspot.com/). (http://comment-websites.blogspot.com/). (http://commentswebsites.blogspot.com/). (http://commentwebsites.blogspot.com/). (http://adclassified.in/)
m11.in a 24 de Abril de 2012 às 06:49
pesquisar neste blog
 
email
ler.por.ai@sapo.pt
mais sobre mim
tags

2017

adam johnson

afonso cruz

afonso reis cabral

agatha christie

alexandre o'neill

alguém quer este livro?

amin maalouf

ana cristina silva

ana margarida de carvalho

ana saragoça

ana teresa pereira

anna soler-pont

anne bishop

anne holt

antonio garrido

as paixões antigas

biblioteca de bolso

brandon sanderson

carla m. soares

carlos campaniço

carlos ruiz zafón

chimamanda ngozi adichie

colleen mccullough

conversas (sur)reais

cosmere

cristina drios

curtas

dan brown

danuta wojciechowska

david soares

diário de leitura

direitos dos leitores

dulce maria cardoso

elena ferrante

filipe melo

frank mccourt

george r.r martin

gonçalo m. tavares

greg mortenson

haruki murakami

helena vasconcelos

ildefonso falcones

inês pedrosa

isabel allende

jo nesbø

joão tordo

jodi picoult

josé eduardo agualusa

josé luís peixoto

josé rodrigues dos santos

josé saramago

juan cavia

julia navarro

juliet marillier

ken follet

l.c. lavado

ler em português

leya em grupo

lídia jorge

livros

luís miguel rocha

mai jia

maria manuel viana

mário zambujal

marion zimmer bradley

meg wolitzer

mitos e outros temas livrescos

mónica faria de carvalho

natal

nuno nepomuceno

opinião

os meus amigos também gostam de ler

patrícia müller

patrícia reis

paulo m. morais

podcast

richard zimler

robert wilson

robin sloan

roda dos livros

rosa lobato faria

rui cardoso martins

rui zink

sandra carvalho

sonhos

stephenie meyer

stieg larsson

stormlight archives

tarita

the way of kings

tiago carrasco

trudi canavan

ursula k. le guin

valter hugo mãe

vasco ribeiro

victoria hislop

words of radiance

youtube

zoran živković

todas as tags

blogs SAPO