Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

As paixões antigas 2: Christian Jacq

Desde o meu 7º ano (e graças à professora Filomena) que tenho uma paixão enorme pelo Egipto. É a minha viagem de sonho, tantas vezes adiada, que um dia farei e que tem de ser perfeita. A maioria dos locais que quero conhecer conheci-os nos livros. Principalmente nos livros de Christian Jacq, que juntamente com a Marion Zimmer Bradley ma iam levando à falência há alguns anos atrás.


Foi a mesma pessoa que me deu a conhecer a MZB e o Christian Jacq. E foi com o livro "A Rainha Sol" que me iniciei nos livros deste escritor. A história (extremamente romanceada) da forte Akhesa e do tão famoso Tutankhamon, de Nefertiti e Akhenaton (sabem que o senhor tinha uma doença manhosa que o fazia ter a cabeça com um formato estranho?) fascinou-me. Os deuses Amon e Aton, o Politeísmo e o Monoteísmo.
Unir um dos meus géneros preferidos, o do romance histórico, com o Egipto? Perfeito.




Acho que a série mais famosa deste autor é a que diz respeito a Ramsés. Dos 5 livros li 4... comecei por acaso no segundo e já não voltei para trás:






A vida de Ramsés II, um dos faraós de maior longevidade, contada desde o início. Toda a gente já ouviu falar de Ramsés II. É o faraó da Biblía, o do filho primogénito, o das pragas de Moisés e do Antigo Testamento. A história aqui é, ligeiramente, diferente da contada na Biblía e muito, muito interessante.




Uma trilogia deste escritor de que gostei imenso foi a "O Juiz do deserto" composto pelos "A pirâmide assassinada", "A lei do Deserto" e "A justiça do vizir". Do que me lembro esta trilogia conta a história de um casal (Paser e Néféret), ele juiz, ela médica. Inteligentes e integros sobem na hierarquia Egipcia graças às suas qualidades. E isto durante o reinado de Ramsés II que, apesar de apenas aparecer na história num segundo plano, continua a ser incontornável. Classificaria esta trilogia como romance Histórico-Policial.

Aprender História (romanceada, bem sei) através dos livros deste escritor foi muito interessante. Conhecer pormenores da forma como a civilização Egipcia vivia, como se organizavam, perceber porque prosperaram e como entraram em declínio é fantástico.

Ainda deste escritor li As Egipcías, sobre as grandes rainhas Egipcias.

4 comentários

Comentar post