Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ler por aí

Ler por aí

A Árvore dos Segredos, de Santa Montefiore




Começo já por dizer-vos que vou serextremamente injusta para com este livro. Mas o que escrevo neste blog não éaquilo que devia achar mas sim aquilo que acho. Não sou, nem pretendo sercrítica literária. Costumo dizer que “escrevo a quente” as opiniões que tenhodos livros. E a verdade é que não posso dizer que “gostei” deste livro. O quenão é nada justo, mas eu explico.
Duas pessoas de quem gosto bastante, gostam oslivros desta escritora. E por isso, decidi-me a ler este “A árvore dossegredos” (nome um bocadinho infeliz, o original “meet me under de Ombu tree” émuito mais interessante e tem tudo a ver com a história). E não digo que“gostei” apenas porque cheguei ao fim exatamente como comecei. Este livro nãoacrescentou nada à minha vida. Com grande tristeza minha tenho que desistir dosromances românticos. Não tenho paciência e chego ao fim a sentir que perdi umbocadinho do meu tempo.
Mas a verdade é que, para romance romântico(baghhhh) este não é nada mau.
Conta-nos a história de Sofia, uma miúdamimada e rica, voluntariosa e corajosa em plena argentina de 1970. Filha maisnova tem com o pai uma relação de profundo carinho e com a mãe uma relaçãotumultuosa. Não se compreendem e Sofia tudo faz para irritar a mãe, umairlandesa que nunca se conseguiu adaptar à vida numa família argentina.
O amor, a paixão proibida entre Sofia eSantiago deixa-nos com vontade de torcer por eles mas interessante é ver comoSofia cresce e muda apesar de manter a sua essência intacta. De miúda mimadatransforma-se numa  mulher a sério.
Há personagens engraçadas neste livro, quevive muito das relações entre pessoas, que explora as decisões certas eerradas, as consequências, os riscos.
A autora peca, em minha opinião, por facilitardemasiado a vida aos protagonistas. É certo que a vida lhes corre mal, masdepois o resto é demasiado fácil. Mesmo Sofia, que escolhe o seu próprio destino, tem uma vida cheia de sorte. Se assim não fosse talvez este livro não fosse nemligeiro, nem romântico mas tenho para mim que seria mais interessante.
Portanto, para os fãs de romances esta é umaescritora para experimentar. Fãs de Nora Roberts e Nicholas Sparks, ide acorrer à livraria: este livro é muito melhor do que os destes escritores (eantes que perguntem, “sim, li”). Para quem quer passar uma óptima tarde (outardes, o livro é assim para o grandote) a sonhar com a pampa argentina e comamores a sério, dos proibidos e tudo, este livro é para vocês.

2 comentários

Comentar post